segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Mini Galeria 3D / Mini Galery 3D

Our First 3D Virtual Reality Museum

3D Virtual Reality Mini Galery!

Health and life and quality conceptual 3D project work with support of Adobe Stock images as textures.

Projeto de trabalho conceitual de saúde e qualidade de vida em 3D com suporte de imagens da Abode Stock como texturas.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Mídias Interativas na Educação

Olá, neste post você ouve um programa experimental relativo à disciplina Integrando mídias interativas na educação. O programa aborda o uso de computação gráfica na educação... Uma possibilidade é trabalhar com a ideia de criar representação através de programação de computadores usando linguagens da Internet como a Virtual Reality Modeling Language (VRML) conforme as imagens que seguem. Elas foram criadas a partir de um ambiente virtual desenvolvido por um ex-aluno.

O audio está em

terça-feira, 9 de junho de 2015

My first X3DOM page

Hello, X3DOM!

Objetos 3D.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Aprendendo X3Dom

My first X3DOM page <! Aqui começa a página do nadador>

My X3DOM world

Meu primeiro mundo virtual com base na integração entre HTML5 e X3D


Mais informações na página http://x3dom.org com exemplos e instrumentos relativos ao framesork X3Dom e na página http://x3dgraphics.com/ que apresenta exemplos de uso da linguagem X3D. Por exemplo, reutilizamos desta última página código X3D referentes às texturas aplicadas no mundo virtual abaixo.
<!-- Inicio do controle do chão
-->

domingo, 20 de maio de 2012

PropostaUso de Ambientes Virtuais 3D como Estímulo ao Desenvolvimento de Conhecimento Científico de Indivíduos com Necessidades Especiais

O ambiente virtual acima foi usado como parte da apresentação de recursos de ciência da computação e computação gráfica para educadores e estudantes de uma escola bilíngue como uma forma de contribuir para o desenvolvimento de conhecimento cientifico de várias ciências do currículo escolar de ensino fundamental de indivíduos com capacidade sensorial reduzida (surdez).
O processo propor o projeto e desenvolver as primeiras experimentações foram apresentados no I Congresso Iberoamericano de Acessibilidade Audiovisual  (CIAA 2011) - http://nadir.uc3m.es:8085/ciaa2011/ciaa2011_port.htm
Texto apresentado está acessível no url - http://pt.scribd.com/doc/94966865/finalciaarjaneiro2012efinadoversaofinal03Ciaa2011Franco-eLopesdezembroFinal-1-1
  
Exemplo de programação textual apresentado aos educadores e estudantes de uma escola bilíngue neste processo de ação educativa com o objetivo de aplicar o conhecimento de conceitos e instrumentos tecnológicos relativos aos ambientes virtuais 3D como suporte para desenvolver competências, tais como em língua portuguesa e inglesa, digital, em ciências, matemática e comunicativa.  
Os fundamentos para propor o projeto de uso de ambientes virtuais 3D e desenvolver as atividades educativas têm embasamento em pré-trabalho desenvolvido com estudantes com capacidade sensorial consideradas normais.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Biblioteca CEU Pera Marmelo






terça-feira, 1 de março de 2011

Estudo do Entorno da Escola em 3D

Esta imagem representa parte de trabalho de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com base em tecnologias tridimensionais (3D) da internet e foi publicado nos anais do Congresso Alice Brasil 2010 (http://www.alicebrazil.org/fileadmin/Graduacao/EE/Eventos/Alice_Brasil/anais/Alice_2010.pdf ).
O trabalho foi realizado por educadores e estudantes de uma escola da rede pública municipal de São Paulo e contribuiu para refletir criticamente sobre meios eletrônicos e educação, tal como em (http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/meios-eletr.html) e fomentar a cultura de apropriação de meios eletrônicos interativos com suporte de inter-relação de processos de engenharia e pedagogia (http://www.lsi.usp.br/interativos/nate/nate.html) e embasamento em tecnologias contemporâneas avançadas, tais como técnicas de realidade virtual interativa, princípios de computação gráfica bidimensional (2D) e tridimensional (3D), e linguagens e instrumentos da internet desde a educação básica. Conforme temos experimentado através de uso empírico (http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/2cJorge.pdf), as tecnologias interativas mencionadas têm mostrado grande potencial para influenciar nos processos de desenvolver e sustentar o letramento tradicional e digital dos cidadãos e cidadãs. Tais processos, entre outras características, envolvem pesquisar, ler, escrever, criar e visualizar conteúdo digital. E incluem inspirar e ou influenciar que os indivíduos desenvolvam suas competências cognitivas de agir e pensar tanto quanto aprender de forma continuada e com sustentabilidade ao longo da vida.