- Hoje fiz uma visita à biblioteca do CEU Pera Marmelo. A bibliotecária, Maria de Lourdes, que também é coordenadora de projetos, me mostrou vários livros interessantes e de alta qualidade sobre artes e cultura afro-brasileira. Os livros que vi e muitos outros do acervo valem a visita dos estudantes e da comunidade do entorno para conhecer, ler, pesquisar, aprender e adquirir novos saberes. Conversamos um pouco sobre a coleção História Geral da Africa que está no endereço eletrônico (http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese-1/).
- Além disto, vi as 'invenções geométricas' que as crianças e jovens fizeram a partir de uma brincadeira de imaginação e criatividade que realizaram junto com a coordenadora. Em seguida ela me informou que documentou com fotos as crianças e sua produção. Fiquei encantado com a fala dela quando citou, que durantes as interações da brincadeira, uma das crianças pediu que ela lesse uma poesia de Cecilia Meirelles. O detalhe é que a criança tinha em mente o título do livro 'Ou Isto ou Aquilo'. A coordenadora disse que se realizou nesse dia. E eu hoje, pois antes de escrever esta postagem, tive o prazer de ajudá-la a criar uma conta de e-mail e na sequencia começamos a criar um blog que logo mais estará no ar, possivelmente com a colaboração das crianças e jovens que frequentam a biblioteca.
- Aproveito para sugerir que conheçam e explorem o software Scratch, que é gratuito e pode ser utilizado para criar animações, histórias em quadrinhos, criar poesias e narrá-las com efeitos sonoros e visuais váriados, e desenvolver muitas outras habilidades de comunicação e de expressão através de meios eletrônicos interativos conforme exemplo realizado na escola da rede municipal onde trabalho (http://www.youtube.com/watch?v=9h3qxCfbdm0&noredirect=1). O software Scratch pode ser baixado em (http://scratch.mit.edu/download). Informações de como proceder para usar o Scratch em (https://sites.google.com/site/boatecp/scratch / e http://oficinas.pensamentodigital.org.br/ambientes_simulacao/scratch/primeiros_passos.pdf)
- Excelente que as crianças e jovens estão aproveitando os maravilhosos livros da biblioteca e aprendendo a ser pesquisadores, produtores e divulgadores de conhecimento.
- Depois continuei as interações durante o II Seminário Dos Educadores Do Jaraguá (http://educadoresdojaragua.blogspot.com/) com um grupo de professores que participou da oficina explorando tecnologias tridimensionais 3D da internet e técnicas de realidade virtual com suporte de princípios de computação gráfica, que fazem parte da constituição de muitos jogos eletrônicos, vídeo games, filmes em 3D e sítios da internet como, por exemplo, o projeto brasileiro 'Dinos Virtuais" que conta um pouco sobre a história dos dinossauros (http://www.latec.ufrj.br/dinosvirtuais/catalogo/). Para navegar pelo museu em 3D e ver os vários dinossauros siga os procedimentos indicados na página (http://www.latec.ufrj.br/dinosvirtuais/catalogo/navegar.html). Com um navegador 3D (http://www.superdownloads.com.br/download/167/cortona/ http://www.cortona3d.com/) instalado no computador há como visualizar (http://www.parallelgraphics.com/products/cortona/best) experimentar muitos exemplos na internet de como criar ambientes 3D apenas usando um editor de texto comum (bloco de notas) e utilizando um navegador que interprete as instruções descritas e daí possamos visualizar em 3D. Por exemplo, o Professor Márcio Pinho tem um tutorial sobre a linguagem Virtual Reality Modeling Language (http://www.inf.pucrs.br/~pinho/CG/Aulas/Vrml/Vrml2/vrml2Pinho.htm); a Universidade Federal de Pernambuco UFPE tem um tutorial que explica sobre a VRML, realidade virtual e multimídia passo a passo (http://www.di.ufpe.br/~if124/vrml/vrml.htm); há um livro com muitos códigos que podemos pesquisar, visualizar, imaginar e reutilizar (http://www.wiley.com/legacy/compbooks/vrml2sbk/cover/cover.htm).
- Um exemplo de uso da linguagem VRML na área de artes com interação clicando nas pedras que caem no espaço da caverna virtual (mais informações ver o vídeo) ( http://www.cap.eca.usp.br/gilbertto/desertesejo.html / http://www.cap.eca.usp.br/gilbertto/desertesejo_site/index.html)
- Texto sobre realidade virtual e VRML com uso na cartografia (http://www.ufrrj.br/institutos/it/deng/juliana/downloads/Orientacoes/Concluidos/Everton_2.pdf
- Texo sobre o uso da VRML em escola da rede municipal de São Paulo ( http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/2cJorge.pdf )
- Arquivo do centro histórico da cidade de São Paulo em 3D usando técnicas de realidade virtual e VRML do Departamento de Patrimônio Histórico, da Secretaria da Cultura da Cidade de São Paulo ( http://www.arquiamigos.org.br/modelagem/txt/geral/caverna2006.htm / http://www.arquiamigos.org.br/modelagem/txt/produtos/produtosvr.htm)
- Blog de ex-aluno que começou a aprender princípios de computação gráfica usando a linguagem VRML e aprendeu a modelar usando o Blender (http://wellingtonlorddemon.blogspot.com/2010_12_01_archive.html)
- E blog de ex-aluna que também manipulou a linguagem ( http://eliane100.blogspot.com/ )
- E outros ex-alunos ( http://brunobina.blogspot.com/ ) ( http://marciogarrido.deviantart.com/gallery/25421948#/d2zkaxl )
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Biblioteca CEU Pera Marmelo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá querido Jorge, tudo bem?
ResponderExcluirQue excelente a sua passagem pelo CEU Pera Marmelo! Adorei saber sobre os projetos que você relatou e assim que eu tiver oportunidade, passarei os links para os/as educadores/as da escola Ernani e demais professores do projeto UCA. Aliás, saiba que você está fazendo muita falta! Parabéns!
Obs. Aguardo sua visita em meu blog!
Edna Telles